Sessão Solene de Posse de nova Diretoria da Câmara Brasil - Rússia

Em 12 de dezembro de 2016, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, foi realizada a Sessão Solene de Posse de nova Diretoria da Câmara Brasil - Rússia, bem como a extensão das competências do Presidente da organização, Gilberto Ramos, para o seu 6º período de mandato (2017-2020).

Além do Presidente Gilberto Ramos, à mesa estiveram o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Federação da Rússia no Brasil, Sergey P. Akopov, o Cônsul Geral da Rússia no Rio de Janeiro Vladimir G. Tokmakov, o Assessor-Chefe de Relações Internacionais da Prefeitura do RJ, Pedro Alberto Guimarães, o Presidente da Nuclep – Nuclebrás Indústrias Nucleares, bem como representantes dos meios de negócio russo e brasileiro, incluídas as estatais Rosneft, Gazprom, Rosatom, Sputnik News, entre outros.

Durante a reunião, o planejamento das novas atividades da Câmara Brasil-Rússia no próximo quadriênio foram destacadas, bem como foi realizada a atualização da composição dos Conselhos e da nova Diretoria da organização para o período 2017-2020.

Em sua explanação, o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, salientou a sustentabilidade das relações russo-brasileiras, não só em termos econômicos, mas também no sentido cultural, e sobre o mútuo interesse dos dois países. Akopov observou que as barreiras de distância e idioma não são mais um obstáculo para a aproximação de ambos. Empresários e cidadãos russos têm demonstrado muito interesse em saber mais sobre o Brasil, e vice-versa. Além disso, o Embaixador russo salientou a grande importância da Câmara Brasil-Rússia como ferramenta para o desenvolvimento para as relações econômico-comerciais e em linhas gerais. Ele enfatizou que as autoridades russas no Brasil têm sido ativas para reforçar as relações políticas bilaterais amigáveis, mas a Câmara, sendo um órgão não governamental, não é limitada por obstáculos administrativos, e pode interagir com um grande número de organizações públicas e privadas. A Câmara Brasil-Rússia reúne empresários brasileiros, interessados em cooperação com a Rússia, e tem o poder de atuar em prol dos interesses com organizações parceiras russas.

O Cônsul Geral da Rússia, Vladimir Tokmakov, acrescentou que, no futuro, uma atenção especial deve ser dada para à cooperação turística entre os dois países. Tokmakov lembrou que o Brasil realizou com sucesso os Jogos Olímpicos, e a Rússia se prepara para a Copa do Mundo, em 2018.A Rússia terá o prazer de partilhar as experiências em organização de grandes eventos desportivos com o Brasil, e também espera por um afluxo de turistas do Brasil para a Copa do Mundo. Os russos sabem sobre a famosa paixão dos brasileiros pelo futebol, e esperam pelos os fãs brasileiros em todas as cidades da Copa do Mundo 2018. O Cônsul Geral disse que Câmara Brasil-Rússia desempenha um papel muito importante no Brasil para a promoção e marketing de Copa do Mundo 2018.

O Presidente reempossado da organização, Gilberto Ramos, falou sobre as principais atividades de negócios da organização em 2016. Destacou a realização do “Dia da Rússia”, organizado pela Câmara Brasil-Rússia em 2 de agosto, às portas dos Jogos Olímpicos, e o trabalho exercido em estreitas linhas de cooperação com o Comitê Olímpico russo.

Ramos disse que, além de organização dos eventos para empresários, a Câmara Brasil-Rússia constantemente fornece suporte de consultoria para empresários dos dois países, publica um boletim quinzenal para os membros da organização, e complementa a seção do site com notícias diárias sobre acontecimentos atuais no Brasil e na Rússia. Os visitantes russos do site podem ler a cada dia as noticias bilaterais atuais, também traduzidas para o russo, sobre política, economia, legislação, anúncios dos ministérios e associações do Brasil , bem como anúncios sobre grandes fóruns de negócios.

Ramos disse sobre os grandes planos da organização para 2017, que incluem a organização de eventos da ecologia em cooperação com empresas de energia russas no Brasil, o trabalho com os Conselhos Empresariais dos BRICS, uma apresentação sobre a promoção da cultura russa no Brasil.

No programa do evento, efetuou um pronunciamento Jaime Cardoso, presidente do Nuclep - organização brasileira de energia. Em sua palestra, ele ressaltou que a cooperação Brasil-Rússia não é realizada apenas no campo agroindustrial. Empresas russas e brasileiras procuram colaboração no domínio da energia, infraestrutura urbana, engenharia e educação. Cardoso manifestou a esperança de que este mútuo interesse ganhe força com apoio da Câmara Brasil-Rússia.

Palestrantes e participantes estabeleceram diálogos ativos no âmbito da parte oficial, e seguiram tratativas na recepção após a Sessão Solene. Os convidados observaram a importância de tais eventos, que combinam as autoridades, empresários, organizações patronais brasileiras e internacionais, e associações comerciais, que permitem encontrar os parceiros e identificar as novas oportunidades do mercado.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do evento.